«A AF Braga apenas se rege pelo que dita a FPF e muito bem»

Aquando da paragem dos campeonatos o Porto d’ Ave era o primeiro clube abaixo da linha de água no campeonato da Pró-Nacional. No entanto, Jorge Pereira diz que a equipa estava a atravessar uma «boa fase» e tinha todas as condições para lutar pela manutenção na Pró-Nacional. O treinador da equipa da Freguesia de Taíde, na Póvoa de Lanhoso, sublinhou ainda que gostava de terminar o campeonato, mas concorda com a decisão tomada pela Federação Portuguesa de Futebol.

«O desfecho do campeonato iria ser risonho para nós»

Concorda com esta tomada de posição da FP Futebol e seguida pela AF Braga?
Concordo plenamente. Depois de dois meses parados, ou até mais, não sabemos, é impossível retomar qualquer campeonato, seja qual for a luta que se inserem as equipas. Quanto a AF Braga apenas se rege pelo que dita a FPF e muito bem.

Então foi a tomada de posição mais sensata nesta altura?
Não poderia ser de outra forma quando valores mais altos se elevam, como neste caso a saúde pública.

Com esta decisão acabam por manter-se na Pró-Nacional. Ficou satisfeito ou preferia terminar o campeonato?
Nada satisfeito. O futebol tal como outra modalidade tem como finalidade alcançar o melhor resultado ou vencer de forma leal a competição e neste caso isso não foi possível, sendo portanto impossível demonstrar que merecíamos e tínhamos valor para nos mantermos nesta divisão acabando o campeonato de uma forma normal.

Que balanço faz da sua experiência no Porto d’ Ave?
Acaba por ser um balanço positivo, pois quando abracei este projecto o objectivo inicial para esta época já estava distante. Agora estávamos na luta pelos objectivos traçados no início da temporada, a passar uma grande fase e com a certeza que o desfecho do campeonato iria ser risonho para nós. É um grande clube que te proporciona uma boa estabilidade de trabalho.

Esperava melhores resultados desportivos?
Como disse anteriormente o objectivo no momento de paragem estava bastante ao nosso alcance, isso diz-nos que os resultados estavam a aparecer e bastantes positivos, logo e olhando a todas as contrariedades desde o início, penso que os resultados desportivos foram os possíveis Se esperava melhor? Claro que sim, como qualquer treinador espera sempre.

Agora vai ser um longo período sem futebol?
Infelizmente vai ser um período longo, mas temos que pensar nos aspectos positivos disso, até porque não temos outra hipótese. Temos de alguma forma colmatar essa falta que o desporto e mais o futebol em concreto nos faz.
Vai servir também para fazermos uma análise pormenorizada daquilo que não fazíamos tão bem e tentar melhorar no futuro.