Mário Melo diz que não haviam condições para o recomeço os campeonatos. O treinador do GD Guisande fez um balanço positivo da prestação da equipa até à paragem da prova em Março devido ao Covid-19.
Recorde-se que o GD Guisande terminou o campeonato da I Divisão, série B, na segunda posição com os mesmos 36 pontos que o Sobreposta.
«Estávamos a ter um desempenho bastante positivo»
Está de acordo com o encerramento do campeonato?
Não existiam condições para ser retomada a prova e por várias razões. Primeiro porque após um mês de paragem ninguém está e condições físicas; segundo, o risco de contágio vai continuar e se a competição já acabava em Junho ia alongar-se até quando? Quem investiu como o Esporões e que praticamente já subiu é injusto
Que avaliação faz da prestação do Guisande no campeonato?
Penso que estávamos a ter um desempenho bastante positivo, visto que o Guisande desde o inicio não seria uma equipa com expectativas de subida e que as aposta de subida recaíam em outras equipas, até pelos investimentos feitos.
Mas até à paragem do campeonato estavam a fazer uma boa prova?
Após o primeiro mês de competição, e quando já tinha observado as equipas chamadas candidatas, verifiquei que poderíamos lutar pelos primeiros lugares, estávamos no segundo lugar com todo o mérito, mas tenho a perfeita noção que se a competição fosse retomada nós iremos para o 4.º ou 5.º lugar.
Qual o segredo para este bom campeonato?
O segredo é tentar moldar a equipa às ideias da equipa técnica e transmitir que como tudo na vida nada se consegue sem muito trabalho. Não há dispensas, não há jogos da liga Europa, dos Campeões, nem aniversários. Depois ter por trás uma Direcção com a competência.
- «Algumas equipas que estão lá em cima não mereciam»
Que análise faz da sua equipa?
É uma equipa muito jovem que teve de se moldar a novos métodos é muito ambiciosa faminta por ganhar jogos e pelo que fizeram ao longo da época não lhe faltaram propostas.
Foi um campeonato competitivo?
Na minha modesta opinião só há uma equipa que tem características para esta divisão (Esporões) todo o reste são números. Enquanto os responsáveis da AF Braga não tiverem o cuidado de fazerem com que haja muitos derbies e que por interesses hoje ficas na serie A amanhã é B depois na C é muito difícil, porque há muitas equipas sem condições para grandes deslocações e nós somos a prova disso que temos vagens quase para Ponte de Lima.
Para ser sincero, algumas equipas que estão lá em cima não mereciam. Só estão lá pelas amizades de arbitragem pelas encomendas que aparecem ao fim-de-semana. No nosso caso tivemos árbitros a marcar penáltis no último minuto e andamos cinco ou seis jogos a jogar com 9 e 10 jogadores, mesmo em nossa casa.