Ultimamente fala-se muito do (mau) comportamento dos pais, da (má) educação que dão. Muito se tem “batido nesta tecla”. Contudo, prefiro dar valor a outro tipo de comportamentos e educação porque para mim, esses sim, são os valores que interessa partilhar.
O texto que passo a citar não foi escrito por mim, mas sim por um pai e uma mãe. Um testemunho que não quis deixar de partilhar e que nos poderá ajudar a todos a refletir um pouco mais sobre a questão dos valores no desporto!
“Nem sempre o perder traz coisas más. Na altura não conseguimos ouvir nada nem ninguém, mas quando o escuro se levanta ficamos com a consciência que até foi bom esse mau momento ter acontecido, pois se não fosse assim não tínhamos conhecido um clube de verdade.
Neste mundo tão competitivo como é o futebol tem que haver alguém à altura que saiba dar valor ao atleta que tem. E sabemos bem que nem sempre é assim.
O clube, os resultados, os prémios são o mais importante (sobrepõem-se ao atleta) e nesta perspetiva tudo se torna uma luta inglória.
No entanto, há clubes que merecem distinção, pois acreditam no seu atleta e ele é, de facto, a pessoa a quem se deve dedicar toda a atenção. Eu tive a sorte de ver o meu filho jogar num clube assim: no GD Prado!
Quando pensei que mais nenhum clube lhe voltaria a dar a alegria de rebolar nos relvados, eis que surge o convite simples, mas maduro, para fazer parte do plantel. Foi tão bem acolhido pelo coordenador, “misteres”, colegas e outros que não há palavras que cheguem para dignificar um clube pequeno, mas muito, muito Grande…
Não foi mais um atleta, foi um novo atleta que chegou de coração partido, mas que o clube soube apoiar. Foi brutal, uma experiência fantástica, com derrotas, vitórias, mais minutos de jogo, menos minutos de jogo, mas sempre com o foco naquele que é para mim o mais importante: o Atleta!
Houve sempre, mesmo sem falar, o demonstrar do entusiasmo, o carinho, o reforço positivo e sobretudo o ensinar, a exigência e a disciplina. Priorizam muito também a escola e assumem-na como sendo de facto muito importante a todos os níveis para a vida do atleta. O meu filho aprendeu muito e trouxe consigo na bagagem o melhor: uma boa experiência futebolística.
Agradeço a todos os que estão no GD Prado!”