O piloto bracarense Sérgio Freitas e o navegador Miguel Rodrigues voltam a participar no rali de Viana do Castelo, com o Hyundai Getz 1.5 TD. O objectivo é pontuar para os dois campeonatos que estão a disputar, Regional Norte e Inter-municípios. «Vai ser um rali muito exigente tanto para o carro como para nós fisicamente mas, vamos tentar subir o máximo de lugares e tentar chegar ao final bem classificados», explica Sérgio Freitas.
A 7.ª edição do rali de Viana do Castelo organizada pelo CAST (Clube Automóvel de Santo Tirso) realiza-se este sábado e domingo, sendo este ano pontuável para o Campeonato de Ralis – Norte, bem como os Campeonatos de Portugal de Clássicos, Iniciados e GT’s.
Novidades
A primeira novidade do rali deste ano é a candidatura da prova ao Campeonato de Portugal de Ralis, o escalão máximo da modalidade no país e que, caso seja bem-sucedida, vai permitir no próximo ano o regresso do ‘Nacional’ à região do Alto Minho.
O rali deste fim-de-semana apresenta algumas alterações na sua estrutura. É disputado num sábado e domingo, mas dividido com troços pelos dois dias.
No sábado, o Rali de Viana fará tripla passagem pelas já conhecidas classificativas de ‘S. Salvador da Torre / Amonde’ e ‘Montaria / Gondar’, para terminar o dia com a já tradicional super-especial de Viana do Castelo junto ao navio-museu Gil Eanes.
Para domingo de manhã, está reservada a tripla passagem pelo troço de ‘Outeiro’ e pela novidade que são os 6,5km de ‘Nogueira / Amonde”. Este novo troço utiliza parte do percurso da classificativa de ‘S. Salvador da Torre / Amonde’ do dia anterior.
O rali termina com nova passagem na super-especial de Viana do Castelo ao início da tarde de domingo, perfazendo assim um total de 322 kms dos quais 92 kms serão cronometrados.
Este ano, o rali recebe um número recorde de participantes, contando com 84 equipas inscritas.
Texto: Fernando Gualtieri (CP 1200)