As classificativas do Rallye na manhã do dia de hoje foram madrastas para as aspirações de alguns dos principais protagonistas do Campeonato do Mundo de Rallyes. O dia começou com um forte ataque de Kalle Rovanperä, com o piloto da Toyota a ganhar meio segundo, por quilómetro a Ogier, mais direto adversário, na passagem inaugural por Felgueiras. Seguiu-se a classificativa de Montim, palco de um autêntico “golpe de teatro”: ao quilómetro 3,9, Kalle Rovanperä despistou-se e duas curvas e 200 metros depois, Oliver Solberg capotou o Skoda por diversas vezes. De uma assentada, ficavam de fora dois líderes: o absoluto e o do WRC2.
Seguiram-se oito classificativas, quatro delas ganhas por Sébastian Ogier e três por Ott Tänak. No final do dia, apenas 11,9 segundos de diferença entre os pilotos da Toyota e Hyundai. Uma escassa diferença que, amanhã (domingo), vai decerto aumentar a romaria às classificativas de Cabeceiras de Basto e de Fafe.
No terceiro lugar, a 1m11,4 segundos do líder, Thierry Neuville vai procurar manter a posição e somar pontos que lhe permitam reforçar a liderança do campeonato de pilotos.
O belga da Hyundai beneficia da proteção de Dani Sordo que, pese embora ter terminado o dia a 14,2 do colega de equipa, parte sobretudo com a preocupação de defender-se dos ataques de Adrien Formaux, uma vez que o piloto da Ford, que tem sido a surpresa agradável na prova tendo terminado a etapa a apenas 7,3 segundos do espanhol, e com uma brilhante vitória na Super-Especial de Lousada, estabelecendo novo recorde da pista.
Elfyn Evans, atual sexto classificado, bem como Kalle Rovanperä e o japonês Takamoto Katsuta, que abandonou esta manhã, quando era terceiro – vão partir para a etapa de amanhã com o objetivo de amealharem o maior número de pontos na Power Stageque vai regressar em modo “Super Rally” – .
Muita luta também nos Rally2
Espetacular também está a ser a luta entre os Rally2. Oliver Solberg e Gus Greensmith abandonaram por acidente e a luta pela vitória passou a ter outros protagonistas. À partida da derradeira etapa, os quatro primeiros dos WRC2 partem separados por apenas 21,3 segundos. Nikolay Gryazin (Citroën) é o líder, com 9,7 segundos de vantagem para Jan Solans (Toyota), 17,7s para Josh McErlean (Skoda) e 21,3s para Yohan Rossel (Citroën).
Quando era o sétimo classificado entre osWRC2, Kris Meeke capotou o Hyundai em Paredes 2, sendo obrigado a desistir.
Entre os pilotos nacionais, Armindo Araújo (Skoda) até em modo “passeio” tem tudo para ser o melhor português pela sexta vez consecutiva.
Amanhã, dia Final do Rallye, com muita adrenalina
Amanhã, o último e decisivo dia da prova, os concorrentes têm pela frente uma dupla passagem pelos troços de Cabeceiras de Basto e Fafe, num total de 62,18 quilómetros. E, a exemplo dos últimos anos, a segunda passagem pela classificativa de Fafe volta a ter o estatuto de Power Stage, ou seja, será a especial que premeia os cinco pilotos mais rápidos com pontos adicionais, independentemente de terminarem nos lugares pontuáveis para o Mundial.
Rally de Portugal – Classificação após SS18:
1.º Sébastien Ogier (FRA) / Vincent Landais (FRA) Toyota GR Yaris Rally1, 3h01m55,8s
2.º Ott Tänak (EST) / Martin Järveoja (EST) Hyundai i20 N Rally1, a 11,9s
3.º Thierry Neuville (BEL) / Martijn Wydaeghe (BEL) Hyundai i20 N Rally1, a 1m11,4s
4.º Dani Sordo (ESP) / Candido Carrera (ESP) Hyundai i20 N Rally1, a 1m25,6s
5.º Adrien Fourmaux (FRA) / Alexandre Coria (FRA) Ford Puma Rally1, a 1m32,9s
6.º Elfyn Evans (GBR) / Scott Martin (GBR) Toyota GR Yaris Rally1, a 3m23,8s
7.º Nikolay Gryazin (BUL) / Kostantin Aleksandrov (RUS) Citroën C3 Rally2, a 9m25,5s (1º WRC2:)
8.º Jan Solans (ESP) / Rodrigo Sanjuan (ESP) Toyota GR Yaris Rally2, a 9m35,2s
(…)
19.º Armindo Araújo (POR) / Luís Ramalho (POR) Skoda Fabia Rally2, a 16m41,6s (1.º português)
Amanhã, o programa / horário será o seguinte:
05h30 Partida Matosinhos (Exponor)
07h05 SS19 Cabeceiras de Basto 1 (19,91 km)
08h35 SS20 Fafe 1 (11,18 km)
09h35 SS21 Cabeceiras de Basto 2 (19,91 km)
12h15 SS22 Fafe 2 – Power Stage (11,18 km)
13h43 Chegada à zona de assistência em Matosinhos (Exponor)
Carlos Costa
C 150 A