Durante o dia de hoje, as 87 equipas participantes fizeram os preparativos finais para enfrentarem os 329,06 quilómetros repartidos pelas 19 classificativas, num percurso total de 1636,25 quilómetros percorridos pelo Centro e Norte do país deixando tudo a postos para amanhã, de manhã, começar a quinta prova do ano do Campeonato do Mundo de ralis, o tão “nosso” Rali de Portugal.
O dia de hoje foi o acerto final sobre as condições e particularidades dos troços para os pilotos, o acerto final das viaturas para os mecânicos e o afinar das estratégias para os staffs das equipas.
Para amanhã. O último dia “do antes de todo o Rali” (competitivo entenda-se), bem cedo, a caravana rumará a Paredes para realizar, a partir das 9 horas, o Shakedown, que servirá para testar a fiabilidade e estado de competição pura das viaturas em situação de competição, e, se necessário, definir os últimos acertos competitivos.
Tendo como epicentro do rali a EXPONORTE, em Matosinhos, as equipas utilizarão a tarde para se deslocarem até Coimbra onde o Rali terá o Cerimonial de partida pelas 20.30 horas e, a partir daí, sim, estará aberta competitivamente a edição deste ano do Rali.
Desportivamente o Campeonato do Mundo de Ralis chega a Portugal com todos os condimentos para ser uma prova extremamente atrativa e emocionante na luta pela vitória, tendo em conta a classificação atual do Campeonato do Mundo. Os Cinco pilotos que lideram a tabela classificativa estão separados por 11 pontos, sendo que o líder ao momento, Sebastien Ogier não vai estar presente em Portugal deixa na luta Elfyn Evans com a mesma pontuação (69) na segunda posição, seguido do Jovem Kalle Rovanpera com menos 1 ponto (68), Ott Tanak com 65 e Tierry Neuville com 58 pontos. Acrescentando ao interesse pela luta cimeira, apresentam-se 44 equipas que vão lutar pela classificação R2, outro polo de interesse, pelo andamento imposto na classe e pelo número de participantes elevado onde a armada portuguesa estará à altura de discutir lugares de topo. Ainda o Peugeot Rally Cup Iberia inserido na prova ajudaram a manter espectativas e duelos interessantes entre toda a lista de participantes que iram dar o seu melhor ao longo do rali.
Em termos de novidades este ano, o Rally de Portugal regressa a outro local que marcou a sua história de quase seis décadas, a Figueira da Foz, palco de uma nova super-especial de 2,28 km no centro da cidade, com a foz do Mondego e o Oceano Atlântico como pano de fundo. Outra novidade em 2023 é uma classificativa de 15 km em Paredes, no decisivo dia de domingo (14 de maio).
Carlos Costa CO 150 A