Rob Huff fez história no WTCR Race of Portugal em Vila Real esta tarde, vencendo o WTCR − A 100ª corrida da Copa do Mundo de Carros de Turismo da FIA de forma dramática, com a Joker Lap sendo decisiva no resultado de ambas as corridas .
Santiago Urrutia já havia liderado o pódio da Corrida 1 à frente do também piloto da Cyan Lynk & Co, Yann Ehrlacher, o Rei do WTCR, enquanto que o francês. Néstor Girolami ficou em terceiro no seu Honda Civic Type R TCR com Norbert Michelisz e Ma Qing Hua completando os cinco primeiros.
Tiago Monteiro, o veterano piloto português não foi este ano feliz na passagem do WTCR por Vila Real. Depois de ter levado o Honda da Liqui Moly Team ao 18º lugar na primeira corrida, durante a segunda veio a desistir devido a um furo que o levou a despiste e provocou uma carambola com seu colega de equipe, Esteban Guerrieri que seguia logo atrás, acabando ai a prova para os dois.
Nas provas complemento da jornada e dedicadas aos campeonatos de velocidade, a adrenalina foi fator preponderante nas diversas corridas.
No Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos, os belíssimos Ford Escort RS dominaram as operações. Joaquim Jorge conseguiu vencer na frente de Rui Costa, com Rui Alves a completar o pódio dos H75. No Grupo 1, vitória para o Escort de Ricardo Pereira, que conseguiu inclusive um top 5 à geral, com Luís Liberal (Ford Escort) e Nuno Breda (Ford Escort) a subirem também ao pódio de Vila Real.
A extensa grelha do Campeonato de Portugal de Velocidade Legends continua a ser uma das mais diversificadas do panorama nacional. A consequência costuma ser toques e acidentes, e por isso mesmo a corrida teve uma interrupção, três voltas atrás do Safety Car e acabou uns minutos antes do tempo numa altura em que estava novamente o safety-car em pista. Foram vários os vencedores, em função da idade e das capacidades das viaturas.
No que diz respeito ao Campeonato de velocidade de Portugal by Hankook, na corrida 1 a dupla Miguel Cristóvão/Francisco Carvalho, no McLaren 570S GT4 da Araújo venceu a primeira corrida, disputada no sábado, cuja parte final foi pródiga em sobressaltos e dissabores para alguns pilotos.
Na corrida 2, André Pimenta e Pedro Salvador, no McLaren 570S GT4 da SMC Junior Motorsport, sagraram-se vencedores, com a prova marcada por um aparatoso acidente ainda na primeira volta que eliminou três candidatos à discussão do primeiro lugar: Francisco Mora (CUPRA), Francisco Carvalho/Miguel Cristóvão (McLaren 570S) e Jorge Rodrigues/Patrick Cunha (Audi R8 LMS).
Outro destaque no Campeonato de velocidade de Portugal foi para Miguel Oliveira, o piloto de MotoGP da KTM que alinhou com o seu pai Paulo Oliveira no Hyundai i30 N e conseguiram repetir o primeiro lugar na classe TCR em ambas as corridas.
Ainda na Kia GT Cup decorreram também as duas corridas do fim-de-semana, com uma grelha de partida composta por 17 viaturas (6 Kia Ceed GT e 11 Kia Picanto GT).
Pedro Alves (KIA Ceed GT) fez o pleno na sua categoria, batendo Francisco Carvalho (KIA Ceed GT) e Pedro Pinto (KIA Ceed GT). Nos Kia Picanto GT, também Manuel Fernandes Jr bisou.
Link às classificações https://www.its-results.com/…/e51eb611-642f-46a8-ae21…
Carlos Costa CO 150 A