A 19.ª jornada do Campeonato da Pró-Nacional está recheada de jogos empolgantes quer na luta pelos primeiros lugares, quer nos pelos lugares de descida.
Berço-Forjães
Os vimaranenses regressam a casa após com a perda de 5 pontos e também a liderança do campeonato. Os homens de Ricardo Martins querem continua a fazer da sua casa uma fortaleza e para isso tem de vencer um Forjães que vem “ferido” de uma derrota caseira frente ao “lanterna vermelha”. Apostamos na vitória dos visitados, mas Carlos Viana vai tentar contrariar esse favoritismo.
Joane-Pevidém
Pevidém atravessa num bom momento. A equipa de Hugo Santos vem de uma série de quatro vitórias consecutivas e lidera, isolado, o campeonato. No entanto, vai encontrar um adversário que trocou de treinador esta semana. Miguel Paredes, que já derrotou esta época o Joane ao serviço do Vieira, vai querer estrear-se com uma vitória, até porque a formação famalicense, em casa, ainda não perdeu. Joane e Pevidém são duas das boas equipas na Pró-Nacional, com qualidade de jogo e num relvado natural, poderão dar um bom espetáculo aos espectadores.
Jogo a exigir tripla, mas vamos pelo empate.
Santa Eulália-Arões
O Santa Eulália vem de duas vitórias consecutivas, em Prado e Amares e em casa soma 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Já o Arões fora tem 4 vitórias, 3 empates e 1 derrota. Esperasse, por isso, um jogo equilibrado com a vitória a puder cair para qualquer equipa, embora a formação de Nelson Silva tem a vantagem de jogar em casa e o aliciante de estar a uma vitória do primeiro lugar.
Porto d’Ave- SP Arcos
O Porto d’ Ave que, surpreendentemente, viu esta semana, sair Roger Bastos para o Vieira, quer recuperar o primeiro lugar. No entanto, Nelson Martinho não terá uma estreia fácil, pois pela frente vai encontrar uma das equipas que melhor joga neste campeonato. O SP Arcos é uma equipa que joga sem a pressão da subida, assim como a formação de Taíde, esperando-se por isso que os dois treinadores proporcionem um bom espetáculo. No jogo da primeira volta o Porto d’ Ave venceu por 1-3.
Vieira- GD Prado
Um bom jogo em perspectiva entre equipas “velhas” conhecidas nos distritais. Roger Bastos regressa a uma casa onde já foi feliz e quer tentar levar o Vieira aos primeiros lugares da classificação. Por sua vez, o GD Prado também quer vencer para desforrar a derrota caseira da primeira volta. Zé Nuno Azevedo já conseguiu derrotar Roger Bastos esta época. Será que o vai fazer pela segunda vez?
Ribeirão-Santa Maria
O Santa Maria vai a Ribeirão tentar manter a cabeça fora da linha de água, mas vai encontrar uma equipa ferida pelos últimos resultados negativos e com o aditivo que muitas vezes a troca de treinadores traz. Na primeira volta o Ribeirão teve um triunfo expressivo em Galegos Santa Maria, por 4-1, mas este Santa Maria está muito diferente, para melhor, e promete lutar pelos três pontos.
Esposende-FC Amares
Jogo entre duas formações aflitas na tabela classificativa, separadas apenas por dias pontos, com vantagem para a equipa costeira. Os esposendenses, que iniciaram mal o campeonato, têm respondido melhor, depois da mudança do treinado, estando um ponto acima da linha de água. No entanto, nos dois últimos jogos fora de casa não pontuaram. O FC Amares vem de uma série de sete jogos sem conhecer o sabor da vitória. É um jogo entre aflitos com as fichas a puderem cair para qualquer lado, embora a equipa dos Lobos do Mar tenha a vantagem de jogar diante dos seus adeptos.
Ninense-Cabreiros
Na estação de Nine vão encontrar-se duas equipas abaixo da linha de água, com vantagem de seis pontos para os bracarenses. Os famalicenses precisam de ganhar para manter a esperança de continuar na maior divisão da AF Braga. Um bom jogo para os novos treinadores (Zequinha e Rui Vasquinho), porem todas as armas em campo. A vitória deve pender para os homens de Nine.
Brito-Airão
O Airão chega ao dérbi com o Brito com a moral em alta, depois de ter vencido o Berço e Ribeirão. A equipa, agora orientada por Licínio Zilhão, tem encetado uma boa recuperação e já está a apenas quatro pontos da linha de água. O Brito, que trocou esta semana de treinador (entrou Filipe Gonça para o lugar de Ricardo Dias) vai tentar ganhar para não cair em lugares aflitivos.
Dança de treinadores
Uma nota final para a dança de treinadores no campeonato da Pró-Nacional. Roger Bastos trocou o Porto d’ Ave pelo Vieira. Nelson Martinho regressou ao activo para assumir o comando da equipa de Taíde. Em Joane, saiu João Pedro Coelho, que poderá ir para o Ribeirão, e entrou Miguel Paredes. Mário Jorge também não resistiu à derrota em Airão e acabou por deixar o clube famalicense, que no jogo com o Santa Maria vai ser orientado pelo director desportivo Jorge Couto. Em Brito, Filipe Gonça substituiu Ricardo Dias.
De referir que nas últimas 10 equipas do campeonato apenas João Salgueiro se tem aguentado. As restantes já trocaram de treinador.